josecaminha_testesalertgia

Testes Cutâneos de Alergia

A atopia, é a predisposição para produzir quantidades anormais de IgE em resposta ao contacto com alergenos ambientais. É considerada um dos maiores factores de risco para o desenvolvimento de Asma e Rinite.

Apesar de estudos epidemiológicos demonstrarem que a maior parte dos asmáticos são atópicos, numa percentagem significativa não é possível demonstrar essa característica. Na prática, alguns trabalhos têm definido atopia como a presença de IgE total elevada, de IgE específica contra pneumoalergenos e/ou provas de sensibilidade cutânea positivas .

Os alergenos inalantes mais frequentemente implicados na Asma são os de interior, particularmente os Ácaros do pó da casa e os de exterior, Pólens nomeadamente de gramíneas.

Os Testes cutâneos de Alergia representam um meio importante de demonstrar a presença de IgE específica fixada nos mastócitos cutâneos. Dão-nos resultados imediatos, 15 a 20 minutos após a sua execução. Nos testes de alergia são incluídos os controlo negativo e a Histamina para testar o dermografismo e a interferência de fármacos, respectivamente. Quando são positivos surge uma pápula com eritema, que é valorizada por comparação com a pápula que a Histamina origina.

Quando há suspeita de atopia os testes cutâneos de alergia são obrigatórias para se programar a evicção ou redução no habitat do paciente dos alergenos que provocaram reacção positiva, além de orientarem possível tratamento de dessensibilização com imunoterapia específica. A imunoterapia específica (vacina) é uma terapêutica muito importante, mesmo com a evicção de alergenos. Usam-se com frequência extractos de Ácaros do pó da casa ou de Pólens.

As vacinas devem ser orientadas por especialista experiente nesta área e o esquema proposto deve ser rigorosamente executado.

O resultado dos Testes Cutâneos de Alergia pode variar com a idade e a ingestão de medicamentos. De entre os fármacos que interferem na reactividade da pele salientam-se os anti-histaminicos.

Dada a prevalência da atopia, todo o doente com quadro clínico de asma e/ou rinite, deve efectuar esta investigação alergológica.