Consultório José Caminha - Provas Respiratórias

Exames Funcionais Respiratórios

As Provas da Função Respiratória destinam-se ao diagnóstico e a avaliação da incapacidade, da resposta ao tratamento e da evolução de grande maioria das doenças respiratórias, das quais sobressaem a Fibrose Pulmonar, a Bronquite Crónica, o Enfisema Pulmonar, a DPOC e a Asma.

No pré operatório podem ser úteis para individualizar os candidatos com risco de complicações respiratórias pós cirurgia.

As Provas de Função Respiratória podem incluir teste de Broncodilatação para avaliar o grau de resposta aos medicamentos vulgarmente usados na Asma e na DPOC (broncodilatadores). Para o diagnóstico de Asma pode ser realizado Teste de Provocação para avaliar da existência de Hiperactividade brônquica, que se existente, torna este diagnóstico mais provável. O Estudo da Difusão (Transferência Alvéolo Capilar do CO) é muito importante no Enfisema.

As Provas de Função Respiratória são fáceis de executar.

  • Não é necessário jejum.
  • A medicação habitual pode ser feita. Só deve suspender a medicação se tiver tido indicações nesse sentido.
  • Quando se pretende avaliar a resposta a broncodilatadores e caso seja possível, estes não devem ser usados 6 a 12 horas antes do exame.
  • Deve suspender os hábitos tabágicos, particularmente se vai ser analisada a capacidade de difusão alveolo-capilar do CO.
  • O exame é isento de riscos e sem contra indicações.

É um exame fundamental para o diagnóstico e seguimento da grande maioria das doenças respiratórias.