Consultório José Caminha - Angela Santos

Téc. Ângela Santos

Especialidade: Neurofisiologia

Mestre em Informática Médica pela Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2010;

Licenciada em Neurofisiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto em 2001;

Curso teórico-prático sobre Medicina do Sono e Poligrafia Clínica, promovido pelo Departamento de Formação Contínua do Centro Hospitalar de Coimbra em 2003;

  1. Curso Pós-Graduado de Actualização em “Ciências do Sono” leccionado na Faculdade de Medicina de Lisboa em 2006 e orientado pela Prof. Teresa Paiva com os seguintes módulos:
  2. “ Time to sleep ”
  3. “ Why and how we dream ”
  4. “ Insomnia: present and future ”
  5. “ Surgery of sleep apnea ”
  6. “ Sleep and neurological disorders ”
  7. “ Fibromyalgia ”

Participação em vários eventos, congressos, workshops, colóquios, palestras e acções de formação nas áreas da Patologia do Sono e da Epilepsia.

Percurso Profissional:

Técnica de Neurofisiologia desde 2000.

Iniciou funções no Laboratório de Sono do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia em Janeiro 2001, onde adquiriu experiência na área da Patologia do Sono. Executou Polissonografias Nocturnas e Testes de Latência Múltipla do Sono, bem como Estudos de Apneia do Sono realizados em regime ambulatório. Adquiriu experiência em VNI.

Em Dezembro 2001 passou para o Laboratório de Neurofisiologia do mesmo Hospital, onde iniciou a sua actividade no estudo e diagnóstico das Patologias Neurológicas e da Epilepsia, mantendo sempre a ligação aos estudos da Patologia do Sono.

No Porto trabalhou nos Hospitais Privados de Portugal, em colaboração com o Dr. Chaves Caminha e igualmente, assim como actualmente, no seu consultório privado, na detecção, avaliação e diagnóstico de Patologias do Sono.

De Dezembro de 2003 a Fevereiro de 2005 exerceu em Coimbra nos Hospitais da Universidade, onde aprofundou os seus conhecimentos em Epilepsia e Sono dado ter feito parte da equipa da Unidade de Monitorização de Epilepsia e Sono (UMES) dos HUC e do Programa de Cirurgia da Epilepsia do mesmo Hospital. Ainda em Coimbra integrou a equipa, como Técnica de Neurofisiologia, da Clínica de Doenças do Sono de Coimbra.

De Fevereiro de 2005 a Outubro de 2006 trabalhou no Centro Hospitalar de Lisboa – Zona Central – Hospital de São José. Aqui integrou o Serviço de Neurologia e Neurofisiologia do qual fazia parte o Laboratório de Estudos do Sono.

Em Outubro de 2006 iniciou funções no Hospital Pedro Hispano onde permaneceu até Maio 2011, integrada no Serviço de Neurofisiologia e na Unidade de Monitorização Prolongada de Epilepsia (UMPE).

Desde Maio de 2011 que exerce funções no Centro Hospitalar de São João no Serviço de Neurofisiologia e Unidade de Monitorização da Epilepsia do HSJ.

Anualmente colabora com a ESTSP (Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto) e a CESPU (Escola Superior de Saúde do Vale do Ave) na orientação dos estágios dos alunos das Licenciaturas em Neurofisiologia.